Na manhã do dia 22 de janeiro de 2020, ocorreu a primeira reunião ordinária do conselho consultivo da ARSEP, a qual teve em sua programação visita guiada a ETE – Cabanos, o que ocorreu ao final.

Tal visitação teve como objetivo apresentar, na prática, aos conselheiros o processo de funcionamento do tratamento do esgoto, esclarecer o procedimento, oportunizando seu conhecimento.

A primeira etapa do processo é tratamento preliminar com grade e caixa de areia; a segunda, elevatória de esgoto bruto; a terceira, o tratamento biológico anaeróbico com reator UASB/IMHOFF e; a última etapa é a medição da vazão na calha Parshall até chegar ao receptor final.
Bombas elevatórias de esgoto Tanque anaeróbico reator UASB
Neste conselho participam membros do poder executivo, por meio de suas secretarias municipais; legislativo, por meio de representantes da câmara dos vereadores; e da sociedade civil, por intermédio de representantes do Conselho Municipal, todos figurados na ocasião da visita.
Servidoras da ARSEP e membros do Conselho Consultivo Presidente do Conselho e conselheiros representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Cabanos, com capacidade para atender 4.400 usuários, na sua primeira etapa, e tratar 18 mil litros de dejetos hora/dia, encontra-se finalizada, passando por comissionamento e aguardando outorga de licença ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado.