No último sábado, a equipe da ARSEP esteve presente no centro comunitário do bairro Renascer com Cristo para levar esclarecimentos e tirar dúvidas da população acerca dos serviços regulados. Atualmente, a comunidade ainda não possui serviços de abastecimento de água tratada e coleta de esgoto, mas de acordo com o cronograma de expansão da Prefeitura de Barcarena e da concessionária, o serviço de água tratada será implementado ainda no segundo semestre de 2021. Diante desse novo cenário, a Agência percebeu a necessidade de um processo de orientação e conscientização da população sobre saneamento básico.
Em parceria com a líder comunitária do bairro, Antônia Costa, foi organizada uma roda de conversa entre os representantes da Agência e a população. Durante o evento, o diretor-presidente, Affonso Henriques, apresentou a ARSEP, falou sobre suas competências, objetivos e a importância da participação da comunidade no processo de fiscalização dos serviços públicos. Estiveram presentes também o consulto jurídico, Daniel Albuquerque, e a assessora jurídica, Amanda Magno, que tiraram dúvidas e esclareceram questões jurídicas.

Junto com o projeto ARSEP NAS COMUNIDADES, que tem como objetivo levar informações sobre saneamento básico, a ouvidora Amanda Magno, apresentou o programa Ouvidoria Itinerante, que levará a ouvidoria para dentro dos bairros com o intuito de se aproximar do usuário e atender demandas locais. A ouvidora falou sobre a importância das reclamações para a melhoria da qualidade dos serviços públicos ofertados e orientou sobre o processo para realizar reclamações, sugestões e elogios através da Agência.
Durante o encontro, a responsável pelo desenvolvimento de projetos na ARSEP apresentou aos participantes o programa “ Óleo Reciclado”, que terá a comunidade Renascer com Cristo como a primeira a receber essa iniciativa. A ação está sendo desenvolvida pela Agência em parceria com outras entidades do ramo e prevê a transformação do óleo usado de cozinha em sabão para comercialização.
Com a considerável e ativa participação dos moradores do bairro durante a reunião, o ARSEP NAS COMUNIDADES, teve um início positivo, já que seu objetivo é o engajamento popular na fiscalização dos serviços públicos.