Na manhã de ontem (10), a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena – ARSEP, realizou a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo na sede da Sub-Prefeitura, localizada na Vila de São Francisco.
O encontro foi o primeiro do ano de 2022 e teve como pauta o início das atividades dos conselho; a reabertura da loja física da concessionária em Barcarena Sede; visitas técnicas; ampliação do quadro de servidores da Agência; retomada dos levantamentos das comunidades rurais; aniversário de 5 anos da ARSEP; análises da qualidade da água distribuida pela concessionária e a visita do representante da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Amapá.
A reabertura da loja da concessionária em Barcarena Sede foi uma das solicitações feitas pela ARSEP à Águas de São Francisco, visando melhor atender aos usuários que ali vivem. A loja abre às segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A loja de Vila dos Cabanos continua funcionando normalmente, com atendimentos diários.
O diretor-presidente, Franklin Costa, falou sobre as visitas técnicas realizadas pela Agência na obra da ETE-Pioneiro, que está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2022 e beneficiará os bairros do Pioneiro e Laranjal. As visitas técnicas e as fiscalizações fazem parte da competência da ARSEP, com o intuito de garantir o bom funcionamento dos serviços públicos regulados. Com expansão dos serviços, no ano de 2022, a Agência ampliou seu quadro de servidores para melhor desenvolver as sua atividades de fiscalização.
A continuidade do levantamento de comunidades na área rural do município também foi assunto debatido no encontro. O diretor-presidente falou sobre a importância e os próximos passos da ação, que visa atingir as metas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2033.
Franklin também comunicou aos conselheiro sobre as análises da qualidade da água que vem sendo realizadas pela Agência em parceria com as vigilâncias sanitária e ambiental e o Laboratório Central do Estado do Pará – LACEN, visando a contra prova da qualidade mencionada nos relatórios da concessionária.
Além das atividades desenvolvidas nos últimos meses, a Agência levou ao conhecimento dos conselheiros as visitas que vem recebendo de representantes de outras reguladoras, todas visando o bechmarking.
Após a apresentação da ARSEP, a concessionária atualizou os presente sobre o andamento das obras e serviços que vem sendo realizados no município, além das ações realizadas nos últimos meses.
A participação de diversos representantes da sociedade civil, representados pelo conselho consultivo, é de suma importância para a melhoria da qualidade dos serviços públicos no município.