Na manhã do dia 13 de novembro de 2019, ocorreu na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Cabanos, treinamento promovido pela empresa SANEFLUX, a qual é especialista em serviços na área de tratamento de esgoto, água e de efluentes. Este treinamento atende ao que estar previsto no cronograma de atividades de execução da obra. O público alvo foram os operadores e técnicos da concessionária Águas de São Francisco, e representante da ARSEP – Agência Reguladora de Serviços Públicos – Barcarena, representada pela Coordenadora de Regulação em Saneamento, Sra. Valcimeire Rochane Costa Freitas. O treinamento foi dirigido pelo Sr. Juliano Galhardo representante da empresa (SANEFLUX).

O procedimento de tratamento desta estação será através de um sistema de digestão anaeróbia. Trata-se de um processo eficiente que trabalha com bactérias anaeróbias, que são aquelas que não precisam de oxigênio para sobreviver. O processo se inicia no pré-tratamento, através da caixa de areia, onde há comportas para manuseio, quando houver necessidade e também conta com gradeamento para realizar a remoção primária de dejetos provenientes da rede, tais como: sacolas plásticas, folhagens, entre outros. Nesta fase também será feita periodicamente a remoção da areia acumulada no fundo da caixa. Após esta etapa, os efluentes transitam por uma caixa de passagem até chegar às elevatórias, existindo duas bombas com sensores de nível de bombeamento, que trabalham no revezamento, ligados à um painel de comando onde constam todas as informações de manuseio, disparo e alarme.
Ao término desses processos, a bomba envia para o reator anaeróbico (tanque) todo efluente proveniente das ligações de redes interligadas ao sistema, o qual também tem a função de dividir as sessões em três estágios: líquido, lodo e gás, fazendo assim a separação trifásica do processo.
Caixa elevatória de esgoto (bombas) Tanque reator.
Este reator tem a principal função de retirar o máximo de matéria/carga orgânica do efluente, para que assim seja passado para o tanque IMHOFF que tem a função de decantar, quando existe, material em suspensão, deixando na parte superior a água, para ser repassada para o outro processo. O gás produzido neste processo vai para o filtro de carvão ativado. O lodo produzido permanece por aproximadamente 06 meses, sendo possível realizar a limpeza através de caminhão especializado, destinado para um leito de secagem.
Diante da finalização de todas as etapas do processo descritas acima, o processo finaliza com a medição da vazão (m³/hora) medidos na régua milimetrada, com leituras periódicas, para enfim, enviar através dos emissários para o corpo hídrico receptor com o mínimo possível de matéria orgânica, podendo ter uma eficiência de 70 a 80%.
A previsão de funcionamento da ETE- Estação de Tratamento de Esgoto é ainda para o início do ano de 2020.
A Estação de Tratamento de Esgoto a ser inaugurada é a parte 1 de 3 do projeto integral para atender toda região de Vila dos Cabanos, neste momento atendendo aproximadamente 3.500 usuários. Oportunidade em que as demais estruturas estão com previsão para instalação e funcionamento até o segundo semestre de 2020.