A concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Barcarena/PA, Águas de São Francisco, passará a cobrar a taxa de tratamento de esgoto dos imóveis que contam com a disponibilidade do serviço. A taxa corresponderá a 60% da tarifa de água, ou seja, a cada R$ 1,00 pago pelo serviço de abastecimento de água, serão cobrados R$ 0,60 pelo tratamento de esgoto.
Inicialmente o serviço de tratamento de esgoto beneficiará 4,4 mil moradores da Vila dos Cabanos, porém a concessionária trabalha na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário que, em breve, beneficiará 14 mil moradores. Este avanço na área sanitária dentro do município ocorre por conta da inauguração, em abril deste ano (2020), da Estação de Tratamento de Esgoto – Cabanos. A ETE possui capacidade para tratar, por hora, 18 mil litros de dejetos e proporcionar a devolução de efluentes ao meio ambiente em condições adequadas.
Dentro do cenário do Novo Marco Regulatório, que prevê a universalização do abastecimento de água e do tratamento da rede de esgoto no país, este é um avanço importante para o município que busca atingir as metas até 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso a água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto.
Esgoto tratado significa melhores condições sanitárias, redução de doenças e qualidade de vida para a população, além da conservação do meio ambiente e a redução de perdas de água.