Diretor-presidente da ARSEP apresenta projeto de coleta de óleo usado para órgãos do goveno municipal e empresas privadas.

Diretor-presidente da ARSEP, Affonso Henriques, apresentando Projeto Descarte Consciente do Óleo de Cozinha

Na última semana, ocorreu na sede da sub-prefeitura de Barcarena, a apresentação do Projeto Descarte Consciente: Coleta do Óleo de Cozinha. De iniciativa da ARSEP, o projeto foi apresentado pelo diretor-presidente Affonso Henriques, e tem como objetivo transformar o óleo usado em sabão, gerando renda para a população, preservação ambiental e preservação das tubulações da rede de esgoto.

O projeto visa a educação ambiental, com foco no descarte correto do óleo de cozinha já que este é descartado incorretamente pela maior parte da população e segue para as redes de esgoto, drenagem ou diretamente para os rios da região. Quando descartado diretamente no ralo da pia, esse óleo causa entupimentos que exigem manutenção constante da tubulação para sua desobstrução. Esse problema acomete não apenas as instalações de residências, mas também atinge a rede de esgoto e consequentemente as Estações de Tratamento de Esgoto, gerando custos maiores para realização de reparos nas redes e no tratamento da água.

Com o intuito de preservar o meio ambiente e o funcionamento regular das Estações de Tratamento de Esgoto do município de Barcarena, a ARSEP organizou o encontro com representantes de outros órgãos governamentais, empresas privadas e comunidade em busca de parcerias. O projeto prevê a instalação de Ecopontos em estabelecimentos espalhados pela cidade e posterior coleta para a destinação final.

Estiveram presentes na reunião representantes da concessionária Águas de São Francisco, Rosilda Barros ( Vigilância Sanitária),  Camila Silva (Coordenadora Administrativa da empresa RECICLE),  Camila Magno (Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Educação – SEMED), Alberto Bandeira (Assessor da Secretaria Municipal Extraordinaria de Ordenamento Territorial e Habitação – SEMEOTH), Luiz Mendes ( Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento e Articulação Institucional – SEMPLA), Keyse Renata (Diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – SEMADE), Marilia Amaral (Diretora de Fiscalização  da SEMADE), Merian Diniz (Química da SEMADE), Pedrina Rocha (Gestão Ambiental – SEMADE), Adriane Nobre (Técnica em Química – SEMADE), Francinete Dias (Coordenadora da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo – SEICOMTUR), Vereador Carlinho Negão e Ivana Nascimento (Secretária de Educação   do Município de Barcarena).

A participação de vários segmentos sociais e governamentais é de suma importância para o desenvolvimento do projeto que prevê melhoria e qualidade de vida para a população barcarenense.