Caixa de gordura: qual sua função e como mantê-la limpa.

Fonte: Internet

A caixa de gordura é uma das linhas defensivas da sua tubulação residencial ou comercial. Como o nome já indica ela é uma caixa, comumente feita de concreto ou pré-fabricada em PVC, que funciona como um balde de coleta de gordura.

Toda gordura jogada dentro da pia da cozinha é despejada na caixa de gordura, evitando que esses dejetos caiam na rede de esgoto e provoquem seu entupimento.  O funcionamento da caixa é simples: em seu interior há uma quantidade determinada de água que funciona como um filtro de gordura. A água que vem da cozinha, com gordura e óleo, cai dentro da caixa, pelo óleo não se misturar com a água e ser mais leve, todas as partículas de gordura são elevadas até a superfície. A água, que fica no fundo, passa por um tubo localizado na parte de baixo da caixa de gordura e vai para a tubulação de esgoto. A gordura se acumula em placas e fica boiando dentro da caixa de gordura.

A gordura fica na caixa de até ser limpa, por isso a manutenção é importante.

Como é feita a limpeza da caixa de gordura?

A limpeza da caixa de gordura em ambientes residenciais não é complicada, na maioria das vezes feita manualmente e de forma rápida. De forma simples, ela segue estes passos:

  • Tenha as ferramentas necessárias em mãos – Você vai precisar de sacos de lixo, luvas de borracha compridas, uma concha ou balde pequeno (se o balde tiver furos, como um escorredor, ajudará bastante).
  • Abra a tampa a caixa de gordura – A maioria das caixas de gordura modernas são feitas em plástico PVC com uma tampa de fácil remoção.
  • Retire a gordura da caixa – Usando as luvas, use o balde pequeno ou a concha para remover a camada de gordura encontrada dentro da caixa. Jogue a gordura dentro dos sacos de lixo. Se quiser, pode usar uma esponja ou escovinha para limpar as paredes da caixa.

Alguns modelos de caixa feita em PVC possuem sistema de limpeza fácil, onde uma cesta removível retira toda a gordura em poucos passos. A limpeza nestes casos depende bastante da instrução da fabricante.

Em algumas lojas especializadas é possível encontrar uma bactéria que come a gordura, bastante usada para essas limpezas. Porém, os especialistas recomendam que mesmo com o uso constante delas, a limpeza manual deve ser feita de forma periódica.

Não existe uma periodicidade certa para a limpeza da caixa de gordura. Basta notar quando a água começa a sair pela tampa ou a água da pia começa a descer devagar demais. Para quem não quer deixar chegar neste estado, basta fazer a limpeza a cada 6 meses.

Como manter a caixa de gordura limpa por mais tempo?

Não despeje gordura e óleo dentro do ralo da pia, além de evitar que a caixa de gordura suje mais rápido, também evita entupimentos nos canos e das redes de esgoto, causando sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos. Os custos do tratamento de água também aumentam e a solução está na consciência e reciclagem do óleo que pode ser armazenado em garrafas pet e descartados em pontos de coleta para reutilização.

Evite jogar, pelo ralo, restos de comida.

Jogue água fervente pelo cano duas vezes por semana.  A água quente derrete a gordura e ajuda a evitar que os canos fiquem com as paredes mais espessas.

FONTE: ESGOTÉCNICA